As
fases da Lua.
Objetivos
Permitir aos alunos a
associação do movimento orbital da Lua com suas fases.
Sondagem
Perguntar aos alunos:
1) Onde
fica a Lua?
2) A
Lua e um Satélite ou um Planeta?
3) Quando
observamos a Lua ela está sempre com a mesma forma?
4) Por
que ela apresenta várias formas?
Problematização
O professor deverá simular e
questionar os alunos sobre os movimentos da Lua e do Planeta Terra no Sistema
Solar. Estes farão os papéis dos Planetas, das estrelas e dos Satélites, após
essa demonstração o professor explanará os movimentos de rotação e translação
da Lua relacionando-os com as suas fases. Neste momento ele poderá usar imagens
como material de apoio.
Ao final da dinâmica fará
perguntas de verificação de aprendizagem retomando o conteúdo da sondagem.
Contextualização
Pedir aos alunos que tragam
calendários atualizados. Em sala de aula o professor deverá orientar os alunos
a confeccionar seus próprios calendários lunares colorindo cada dia de acordo
com a legenda, que estes mesmos produzirão, com as fases da Lua.
Exemplo de calendário que
poderá ser utilizado na aula.
Conflito
Construção
de quebra- cabeça referente às fases da Lua.
O professor deverá trazer
aos alunos fotos impressas das quatro fases da Lua. O mesmo cortará as imagens
em formato de quebra- cabeça e colocará os pedaços misturados em um envelope.
Onde cada aluno pegará uma parte do quebra- cabeça e depois terá que encontrar
a parte referente à fase da Lua que ele pegou, formando um grupo para cada
fase. Abaixo esta as imagens que podem ser utilizadas.
LUA MINGUANTE LUA NOVA
Com o auxílio de um livro didático e sites cada grupo caracterizara a fase.
Busca
de dados de forma diversificada
Neste procedimento os alunos
serão levados para sala de multimídia, para navegar e pesquisar sobre a Lua,
suas imagens e movimentos. O aluno poderá utilizar os sites COSMOBRAIN
ASTRONOMIA (http://www.cosmobrain.com.br/res/fasesdalua.html) e
BRASIL ESCOLA (http://www.brasilescola.com/fisica/as-fases-lua.htm).
Neste site o aluno
encontrará vários tópicos sobre astronomia, principalmente sobre a Lua.
Sistematização
Primeiramente o professor
passará para os alunos os vídeos dos links a seguir ou outros que ele encontrar
sobre o assunto tratado neste tópico: A Lua, o homem e as marés.
Links:
http://www.youtube.com/watch?v=-bZyAm-aMl0
(Mundo de Beakman episódio 35)
http://www.youtube.com/watch?v=QrcDcU5wZjE
(Influência da Lua nas marés)
Após o vídeo os alunos farão
um relatório sobre o que assistiram e entenderam.
Trabalhando
a competência leitora e escritora
Leitura e interpretação da
letra da música:
Tá Vendo Aquela Lua
Te filmando, eu
tava quieto no meu canto:
Cabelo bem cortado, perfume exalando
Daquele jeito que eu sei que você gosta,
Mas eu te dei um papo e você nem deu resposta.
Cabelo bem cortado, perfume exalando
Daquele jeito que eu sei que você gosta,
Mas eu te dei um papo e você nem deu resposta.
Tudo bem! Um dia
vai o outro vem!...
Você deve estar pensando em outro alguém,
Mas se ele te merecesse não estaria aqui.
Não!... Não!... Não!...
Você deve estar pensando em outro alguém,
Mas se ele te merecesse não estaria aqui.
Não!... Não!... Não!...
Ou talvez você não
queira se envolver.
Magoada, tá com medo de sofrer.
Se me der uma chance não vai se arrepender.
Não! Não! Não! Não! Não!
Magoada, tá com medo de sofrer.
Se me der uma chance não vai se arrepender.
Não! Não! Não! Não! Não!
Tá vendo aquela lua
que brilha lá no céu?
Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar.
Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu.
Deixa eu te dar um beijo! Vou mostrar o tempo que perdeu.
Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar.
Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu.
Deixa eu te dar um beijo! Vou mostrar o tempo que perdeu.
Que coisa louca, eu
já sabia!
Enquanto eu me arrumava algo me dizia:
"Você vai encontrar alguém que vai mudar
A sua vida inteira da noite pro dia!"
Enquanto eu me arrumava algo me dizia:
"Você vai encontrar alguém que vai mudar
A sua vida inteira da noite pro dia!"
Tá vendo aquela lua
que brilha lá no céu?
Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar.
Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu.
Deixa eu te dar um beijo! Vou mostrar o tempo que perdeu.
Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar.
Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu.
Deixa eu te dar um beijo! Vou mostrar o tempo que perdeu.
Que coisa louca, eu
já sabia!
Enquanto eu me arrumava algo me dizia:
"Você vai encontrar alguém que vai mudar
A sua vida inteira da noite pro dia!"
Te filmando, eu tava quieto no meu canto!
Enquanto eu me arrumava algo me dizia:
"Você vai encontrar alguém que vai mudar
A sua vida inteira da noite pro dia!"
Te filmando, eu tava quieto no meu canto!
Antes e depois da leitura da
música o professor pode coloca-la para os alunos ouvirem.
Questões
de interpretação:
1- A música diz que a Lua brilha,
você concorda com o autor? Mas esse brilho é emitido por ela mesma?
2- A Lua é classificada
como:
a)
Planeta
b)
Satélite
c)
Estrela
d)
Galáxia
Avaliação
Analise a tirinha para
responder as questões a seguir.
1-
Quando o cachorro e o gato falam sobre,
respectivamente, a “Grande bolinha” e o “Grande novelo de lã imperial”, ao que
eles estão se referindo?
2-
Alguém já conseguiu chegar até a Lua? Faça um
comentário sobre este momento histórico.
3-
A Lua tem a forma de bola?
4-
Comparada com a terra, a Lua é maior ou
menor? Ela possui realmente o tamanho que observamos no céu?
Recuperação
Observe a imagem e responda.
1- Complete a imagem com as fases da
Lua
2-
Por que a Lua possui fases?
3-
A Lua influência as marés? Como acontece essa
influência?
4-
Quais são os dois movimentos exercidos pela
Lua?
Olá amigos, nós esperamos que tenham gostado da nossa atividade, e por ter resultados positivos em uma sala de aula estamos compartilhando com vocês, para que vocês também tenham este resultado, é um trabalho diversificado onde vai desde leitura de textos até pintura de calendários e quebra- cabeça, pessoal curtem, usem e compartilhem beijossss
ResponderExcluir