sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Roteiro de Situação de Aprendizagem 7ª Série 8º Ano

As fases da Lua.
Objetivos
Permitir aos alunos a associação do movimento orbital da Lua com suas fases.
Sondagem
 Perguntar aos alunos:
1)    Onde fica a Lua?
2)    A Lua e um Satélite ou um Planeta?
3)    Quando observamos a Lua ela está sempre com a mesma forma?
4)    Por que ela apresenta várias formas?

Problematização
O professor deverá simular e questionar os alunos sobre os movimentos da Lua e do Planeta Terra no Sistema Solar. Estes farão os papéis dos Planetas, das estrelas e dos Satélites, após essa demonstração o professor explanará os movimentos de rotação e translação da Lua relacionando-os com as suas fases. Neste momento ele poderá usar imagens como material de apoio.


Ao final da dinâmica fará perguntas de verificação de aprendizagem retomando o conteúdo da sondagem.
Contextualização
Pedir aos alunos que tragam calendários atualizados. Em sala de aula o professor deverá orientar os alunos a confeccionar seus próprios calendários lunares colorindo cada dia de acordo com a legenda, que estes mesmos produzirão, com as fases da Lua.

Exemplo de calendário que poderá ser utilizado na aula.





Exemplo de como o calendário ficará após a atividade. (http://expokerja.com/calendario-lunar.html)
 Conflito
Construção de quebra- cabeça referente às fases da Lua.
O professor deverá trazer aos alunos fotos impressas das quatro fases da Lua. O mesmo cortará as imagens em formato de quebra- cabeça e colocará os pedaços misturados em um envelope. Onde cada aluno pegará uma parte do quebra- cabeça e depois terá que encontrar a parte referente à fase da Lua que ele pegou, formando um grupo para cada fase. Abaixo esta as imagens que podem ser utilizadas.

                                           LUA CHEIA                            LUA CRESCENTE                                                  

                                       LUA MINGUANTE                          LUA NOVA

Com o auxílio de um livro didático e sites cada grupo caracterizara a fase.
Busca de dados de forma diversificada
Neste procedimento os alunos serão levados para sala de multimídia, para navegar e pesquisar sobre a Lua, suas imagens e movimentos. O aluno poderá utilizar os sites COSMOBRAIN ASTRONOMIA (http://www.cosmobrain.com.br/res/fasesdalua.html) e BRASIL ESCOLA (http://www.brasilescola.com/fisica/as-fases-lua.htm).
Neste site o aluno encontrará vários tópicos sobre astronomia, principalmente sobre a Lua.




Sistematização
Primeiramente o professor passará para os alunos os vídeos dos links a seguir ou outros que ele encontrar sobre o assunto tratado neste tópico: A Lua, o homem e as marés.
Links:
http://www.youtube.com/watch?v=-bZyAm-aMl0 (Mundo de Beakman episódio 35)
http://www.youtube.com/watch?v=QrcDcU5wZjE (Influência da Lua nas marés)
Após o vídeo os alunos farão um relatório sobre o que assistiram e entenderam.

Trabalhando a competência leitora e escritora
Leitura e interpretação da letra da música:
Tá Vendo Aquela Lua
Te filmando, eu tava quieto no meu canto:
Cabelo bem cortado, perfume exalando
Daquele jeito que eu sei que você gosta,
Mas eu te dei um papo e você nem deu resposta.
Tudo bem! Um dia vai o outro vem!...
Você deve estar pensando em outro alguém,
Mas se ele te merecesse não estaria aqui.
Não!... Não!... Não!...
Ou talvez você não queira se envolver.
Magoada, tá com medo de sofrer.
Se me der uma chance não vai se arrepender.
Não! Não! Não! Não! Não!
Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?
Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar.
Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu.
Deixa eu te dar um beijo! Vou mostrar o tempo que perdeu.
Que coisa louca, eu já sabia!
Enquanto eu me arrumava algo me dizia:
"Você vai encontrar alguém que vai mudar
A sua vida inteira da noite pro dia!"
Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?
Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar.
Se bem que o brilho dela nem se compara ao seu.
Deixa eu te dar um beijo! Vou mostrar o tempo que perdeu.
Que coisa louca, eu já sabia!
Enquanto eu me arrumava algo me dizia:
"Você vai encontrar alguém que vai mudar
A sua vida inteira da noite pro dia!"
Te filmando, eu tava quieto no meu canto!
Antes e depois da leitura da música o professor pode coloca-la para os alunos ouvirem.
Questões de interpretação:
1- A música diz que a Lua brilha, você concorda com o autor? Mas esse brilho é emitido por ela mesma?
2- A Lua é classificada como:
a)    Planeta
b)    Satélite
c)    Estrela
d)    Galáxia

Avaliação
Analise a tirinha para responder as questões a seguir.


1-    Quando o cachorro e o gato falam sobre, respectivamente, a “Grande bolinha” e o “Grande novelo de lã imperial”, ao que eles estão se referindo?
2-    Alguém já conseguiu chegar até a Lua? Faça um comentário sobre este momento histórico.
3-    A Lua tem a forma de bola?
4-    Comparada com a terra, a Lua é maior ou menor? Ela possui realmente o tamanho que observamos no céu?

Recuperação

Observe a imagem e responda.

1-    Complete a imagem com as fases da Lua



2-    Por que a Lua possui fases?
3-    A Lua influência as marés? Como acontece essa influência?

4-    Quais são os dois movimentos exercidos pela Lua?




Um comentário:

  1. Olá amigos, nós esperamos que tenham gostado da nossa atividade, e por ter resultados positivos em uma sala de aula estamos compartilhando com vocês, para que vocês também tenham este resultado, é um trabalho diversificado onde vai desde leitura de textos até pintura de calendários e quebra- cabeça, pessoal curtem, usem e compartilhem beijossss

    ResponderExcluir