quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Competência Leitora e escritora


Carrego comigo boas lembranças de livros que foram lidos na minha infância e adolescência. Quando criança gostava muito da história de Monteiro Lobato - O Sítio do Pica-Pau Amarelo entre outras, e me sentia dentro das histórias como se fosse um personagem. Graças a Deus tive a oportunidade de entrar em uma escola aos 6 anos para cursar o primeiro ano, enquanto as outras crianças entravam aos 7 anos.
 Meus pais sempre me incentivaram a ler e a escrever, e um fato interessante que jamais vou esquecer é que meu pai bancário na época costumava chegar em casa com livros e enciclopédias para melhorar o nosso conhecimento e ajudar em trabalhos da escola. Além disso ele passava problemas de matemática e nos ajudava nas tarefas.
 Eu como mãe e professora do ensino fundamental sigo o exemplo dado por meu pai e me considero uma grande incentivadora da leitura e escrita estimulando tanto meus alunos como meus filhos a manterem esse hábito tão importante e fundamental, pois ele é imprescindível  para a comunicação e o desenvolvimento intelectual.

 Sabemos que a leitura e a escrita é a ferramenta básica de inserção no mundo. Acredito que essa ferramenta é responsável por articular diferentes linguagens, sendo um poderoso instrumento para a interação com as diferentes áreas do saber. É o meio como o aluno o demonstra o sentir e o pensar.
 A leitura e a escrita deve ser trabalhada de maneira interdisciplinar pois isso auxilia a socialização e a livre expressão para  mudanças sociais.

“(...) As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho, são puras, largas, autênticas, indevassáveis”.

 Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário